FANDOM


Serraria Baixo-Astral
Serraria Baixo-Astral
Informações do livro
Série

Desventuras em Série

Autor

Lemony Snicket

Ilustrador

Brett Helquist

Tradutor

Carlos Sussekind

Editora

Companhia das Letras

Lançamento

18/02/2002

Páginas

176

ISBN

9788535902105

.

Serraria Baixo-Astral é o quarto livro da série Desventuras em Série, escrito por Lemony Snicket.

Sinopse Editar

O quarto livro começa com os órfãos Baudelaire, Violet, Klaus e Sunny, viajando de trem indo até a cidade de Paltryville, que será sua nova morada. O sr. Poe está acompanhando-os, e conta que foi promovido. Quando eles chegam, Poe deixa as crianças no caminho da sua nova casa, a Serraria Alto-Astral. No caminho, os Baudelaire veem um suspeito prédio em formato de olho.

Quando chegam na serraria, são recebidos por Phil, um homem muito legal e otimista. Eles logo descobrem que terão que trabalhar na fábrica para o seu novo tutor, Senhor, e em troca ele deixará o conde Olaf longe. O novo tutor é misterioso, e está sempre fumando, de modo que a fumaça fica em seu rosto e é impossível vê-lo. Os Baudelaire também conhecem Charles, o simpático e indeciso sócio de Senhor. Charles mostra-lhes a biblioteca da serraria, que tem somente três livros: um sobre a história da cidade, outro sobre a história da serraria, e outro sobre optometria, doado pela dra. Georgina Orwell, a oftalmologista da cidade que mora no prédio em formato de olho.

No dia seguinte, os irmãos Baudelaire vão trabalhar. Eles conhecem o horrível capataz Flacutono, que passou o pé para Klaus tropeçar, e este quebra seus óculos. Klaus dirige-se, sozinho, para o consultório da dra. Orwell, e quando volta horas depois, começa a agir estranhamente, como se estivesse em transe.

No dia seguinte, a serraria, o capataz Flacutono acorda Klaus, dizendo-lhe para começar a trabalhar, o que Klaus vai fazer imediatamente, sem se lembrar de pôr os sapatos e as meias. Suas irmãs notam e começam a suspeitar de a dra. Orwell fez alguma coisa para deixar o Baudelaire do meio assim. Flacutono instrui Klaus sobre como operar uma máquina de prensar. Klaus provoca um acidente ao soltar a máquina em Phil, o seu colega otimista. Phil é levado às pressas para o hospital. O capataz diz uma palavra desconhecida, e os outros trabalhadores perguntam o que significa e Klaus de repente volta ao normal e define a palavra. Klaus explica que ele não se lembra de nada do que aconteceu desde o momento em que quebrou os óculos. Flacutono mais uma vez faz Klaus tropeçar e quebrar os óculos, porém, desta vez, Violet e Sunny concordam em acompanhar Klaus ao consultório da oftalmologista.

Juntos, os três irmãos vão até a construção em forma de olho no final da rua. Batem na porta e a dra. Orwell os recebe. Ela é aparentemente agradável, e diz para Violet e Sunny sentarem-se e esperarem na sala de espera. Violet e Sunny encontram na recepção ninguém menos que o conde Olaf disfarçado como uma mulher chamada Shirley, uma recepcionista, usando saia, salto alto e inclusive cílios e unhas postiças. Violet percebe na hora que Klaus foi (e está sendo) hipnotizado por Orwell, que está em conluio com Olaf. Logo elas saem com Klaus, que está mais uma vez em transe.

Quando retornam à serraria, encontram um dizendo dizendo para eles se encontrarem imediatamente com Senhor. Ele lhes diz que se outro acidente acontecesse, ele os colocaria sob a guarda de Shirley.

Violet e Sunny põem Klaus na cama e vão à biblioteca da serraria. Violet lê a noite toda o livro doado pela dra. Orwell, usando o índice para encontrar o capítulo sobre o hipnotismo. Ela descobre que há um comando falado para hipnotizar uma pessoa, e outra palavra que "desipnotiza". Elas ouvem o barulho de máquinas da fábrica muito cedo, e correm para ver o que está acontecendo.

Elas encontram Charles amarrado em um tronco de árvore indo na direção de uma serra. Klaus está empurrando o tronco e o capataz Flacutono dando ordens. Violet descobre a palavra de comando ("sortudo") e dá as ordens para Klaus parar a máquina, mas Flacutono continua induzindo-o a empurrar. Dra. Georgina Orwell e Shirley chegam e ordenam que Klaus ignore suas irmãs. Violet se lembra da palavra que Flacutono disse que desipnotizou Klaus ("exorbitante") e o faz, na hora certa. A dra. Orwell transforma sua bengala em uma espada e parte para cima de Sunny, que usa seus dentes afiados para se defender dos golpes. Klaus consegue libertar Charles do tronco, e ele sai com apenas alguns ferimentos nos pés. Sr. Poe e Senhor chegam e a dra. Orwell é pega de surpresa e, acidentalmente, cai na serra giratória.

Os Baudelaire explicam tudo o que aconteceu para sr. Poe e Senhor. Shirley e Flacutono, que foram trancados na biblioteca, insistem que eles também estavam sob influência hipnótica de Orwell. Os Baudelaire pedem aos adultos para que verifiquem uma das marcas de identificação de Olaf, a tatuagem de olho em seu tornozelo. Sr. Poe e Senhor, relutantemente, concordam e pedem à Shirley para mostrar seu tornozelo esquerdo. Shirley concorda e revela a tatuagem (então escondida pela meia-calça). Capataz Flacutono também revela ser um comparsa de Olaf, o careca de nariz comprido. Conde Olaf lança o pesado livro da dra. Orwell na janela, que quebra, e ele e o careca narigudo fogem.

Senhor dispara que ele não quer os Baudelaire na serraria nem por mais um dia, pois eles iriam trazer mais problemas. Os irmãos são enviados pelo sr. Poe para um colégio interno.

Personagens Editar

Personagens introduzidos Editar

Personagens reaparecendo Editar

Carta ao leitor Editar

A carta de Lemony Snicket ao leitor, na parte de trás do livro, é a seguinte:

Caro Leitor,
Para o seu bem, espero que ao escolher este livro você não tenha sido movido pelo desejo de uma leitura agradável. Se seu desejo era esse, aconselho que feche o livro imediatamente, pois, de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, SERRARIA BAIXO-ASTRAL talvez seja o mais triste até agora. Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são mandados a Paltryville para trabalhar numa serraria, e ali, lamento informar, deparam-se com coisas terríveis, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora, um horrível acidente que causará ferimentos e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça.
Prometi escrever a história completa dessas três pobres crianças, mas você não fez nenhuma promessa de lê-la. Portanto, se preferir histórias mais confortadoras, não tenha cerimônia: sinta-se inteiramente livre para fazer outra escolha.
Respeitosamente,
Assinatura
Lemony Snicket

Dedicatória à Beatrice Editar

Para Beatrice —
Meu amor voou como uma borboleta
Até a morte pousar como um morcego.
Como disse a poeta Emma Montaria McElroy:
"Aí acabou-se a história".

Prenúncio Editar

Imagem final Editar

Na imagem final de Serraria Baixo-Astral, Senhor é visto de costas em seu escritório, olhando pela janela, vendo o conde Olaf e o capataz Flacutono pulando o muro da serraria. Na rua, há um ônibus escolar em uma parada, com dois alunos se preparando para entrar, dando uma pista do próximo livro: Inferno no Colégio Interno.

Imagem final de Serraria Baixo-Astral

Carta ao editor Editar

A carta de Lemony Snicket ao editor, no final do livro, é a seguinte:

Ao Meu Amável Editor,
Por favor, desculpe a sujeira deste bilhete. Escrevo-lhe de um barraco onde forçaram os órfãos Baudelaire a morar enquanto freqüentaram a Escola Preparatória de Prufrock, e infelizmente o meu papel de cartas caiu no meio do carvão.
Sábado à noite não deixe de comprar um ingresso para a poltrona J-10 no espetáculo Faute de Mieux da Companhia Mambembe de Ópera. Durante o quinto ato, use uma faca afiada para rasgar a almofada do seu assento. Você encontrará um texto intitulado O inferno do colégio interno, minha descrição do atormentado semestre que as crianças passaram, e ainda uma bandeja de lanchonete, alguns dos grampos feitos à mão pelos Baudelaire e a pedra (sem valor) do turbante do treinador Genghis. Há também o negativo de uma foto dos Trigêmeos Quagmire, que o sr. Helquist pode mandar revelar para ajudá-lo em suas ilustrações.
Lembre-se, o senhor é minha última esperança de que as histórias dos órfãos Baudelaire sejam finalmente contadas ao grande público.
Respeitosamente,
Assinatura
Lemony Snicket

Curiosidades Editar

  • Os nomes de Charles e Phil são também os nomes de dois membros da real britânica|Família Real Britânica]. Isso pode ser uma referência ao fato de que a Revolução Industrial começou na Inglaterra, ou pode ser apenas uma coincidência.
  • Há muitas semelhanças entre Charles e um personagem em "A última cidade da Terra", de Thomas Mullen, também chamado Charles, que parece ser o elo entre o Capitalismo e o Socialismo.
  • Dra. Georgina Orwell é uma referência ao autor inglês George Orwell.
  • O nome do Hospital Memorial Ahab onde Phil é levado para se recuperar de sua lesão na perna pode ser uma referência ao capitão Ahab de "Moby Dick", que é conhecido por ter perdido uma perna.
  • O consultório da dra. Orwell é projetado para se assemelhar a um olho, que provavelmente já faz referência a C.S.C..
  • A hipnose que a dra. Orwell fez em Klaus poderia ser uma referência ao romance "1984", de George Orwell, em que o Estado tentou controlar os pensamentos dos cidadãos por meio da manipulação.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória