Fandom

Desventuras em Série Wiki

Inferno no Colégio Interno

487 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Inferno no Colégio Interno.jpg
Inferno no Colégio Interno
Informações do livro
Série

Desventuras em Série

Autor

Lemony Snicket

Ilustrador

Brett Helquist

Tradutor

Carlos Sussekind

Editora

Companhia das Letras

Lançamento

23/08/2002

Páginas

200

ISBN

9788535902747

.

Inferno no Colégio Interno é o quinto livro da série Desventuras em Série, escrito por Lemony Snicket.

Sinopse Editar

O quinto livro começa com os órfãos Baudelaire, Violet, Klaus e Sunny, e o sr. Poe nos jardins da Escola Preparatória Prufrock, um colégio interno. Lá, os Baudelaire conhecem Carmelita Spats, uma rude menina que os chama de "bisbórrias". Sr. Poe fala para as crianças irem à sala do vice-diretor Nero. No caminho, eles veem o lema da escola: "Memento Mori" ("Lembra-te de que morrerás").

Eles logo encontram o vice-diretor Nero, um homem que se considera um gênio e acha que toca violino bem, mas ele não é inteligente, é arrogante e somente arranha o violino; para piorar, os estudantes da Prep Prufrock (apelido da escola), são obrigados a ouvir, uma vez ao dia, seis horas de concerto do vice-diretor. Ele explica as regras da escola e avisa que seu sistema avançado de computadores vai manter o conde Olaf afastado. Também fala sobre os maravilhosos dormitórios da Prep Prufrock, mas já que eles não têm a autorização dos pais (obviamente por estes estarem mortos), eles devem dormir no Barraco dos Órfãos.

Eles descobrem que o Barraco dos Órfãos está infestado por pequenos caranguejos furiosos, cheio de um fungo bege-claro no teto e coberto por um horroroso papel de parede (verde com corações cor-de-rosa). Os órfãos, então, vão para o refeitório, onde duas pessoas com máscaras de metal servem comida a eles. Carmelita Spats os insulta em público assim que eles se sentam, sendo defendidos por Duncan e Isadora Quagmire. Os Quagmire contam sua história: eles se encontram numa situação parecida com a dos Baudelaire. Eles são trigêmeos, mas

seu irmão, Quigley Quagmire, morreu num incêndio junto com os pais deles. Eles também herdaram uma enorme fortuna na forma de safiras (as safiras Quagmire). Duncan almeja ser um jornalista e Isadora é uma competente poetisa, que escreve especialmente na forma de dísticos. Ambos têm cadernos de anotações, usados com freqüência (livros de lugar-comum), e se tornam grandes amigos dos Baudelaire.

Staple-couple.jpg

O professor de Violet, sr. Remora, é um homem que conta várias histórias curtas e chatas enquanto come bananas, e os alunos tomam notas sobre os personagens e acontecimentos. A professora de Klaus, sra. Bass, tem uma irritante obsessão com o sistema métrico. Ela faz com que seus alunos meçam incontáveis objetos (em largura, altura, comprimento, diâmetro), escrevendo as medidas na lousa. Como a Prep Prufrock não tem uma classe para bebês, Sunny teve que trabalhar como a secretária do vice-diretor Nero, grampeando papeis na maior parte do tempo, mas também sendo obrigada a atender telefones, anotar recados, escrever cartas e fazer outras coisas que um bebê não é capaz de fazer.

Os Baudelaire conhecem o recente professor de educação física, instrutor Genghis, e logo o reconhecem como sendo, na verdade, o conde Olaf disfarçado, mas fingem não o ter reconhecido, mesmo porque ninguém iria acreditar neles se falassem a verdade. Genghis fala sobre alguma coisa relacionada a órfãos terem pernas mais resistentes. Logo todos os alunos devem ir ao auditório assistir o concerto diário de violino do vice-diretor Nero, que dura seis horas, e quem não o assistir deve pagar ao vice-diretor um saco de balas e observá-lo comer todas. No concerto, os órfãos Baudelaire decidem que iriam, no dia seguinte, à sala do vice-diretor Nero, para darem pistas sobre o conde Olaf.

No dia seguinte quando tentam alertar Nero, porém, antes que eles possam dar as pistas, o conde Olaf entra na sala com o seu disfarce de treinador Genghis. Os Baudelaire não querem que Olaf saiba que eles já descobriram o disfarce, então tentam desmascará-lo discretamente, com piadinhas e brincadeiras, mas a tentativa foi em vão.

Na hora do almoço, Carmelita Spats avisa aos Baudelaire que eles devem se encontrar com o treinador Genghis, no pátio da escola, ao pôr-do-Sol. Ao chegarem lá, Genghis os manda pintar um grande círculo fosforescente no chão, então os aplica a disciplina de D.O.R. (Disciplina para Órfãos Rápidos) que consiste em correr sem descanso a noite toda. Depois de passar a noite toda correndo, eles ficam cansados e com as pernas doloridas por vários dias. O desempenho deles começa a cair. Klaus não mede mais as coisas que a sra. Bass ordena, Violet não anota as histórias do sr. Remora, e Sunny descobre que acabou os grampos.

Sunny dormindo na salada.jpg

Na hora do almoço Carmelita avisa-os que eles tem que comparecer a sala do vice-diretor Nero. Lá, Nero os avisa de que eles vão ter exames extra-rigorosos e Sunny vai ter que fabricar grampos caseiros. E também, por terem faltados aos recitais por nove noites seguidas, eles vão ter que lhe dar 29 sacos de bala e dez brincos de pedras preciosas para Carmelita Spats.

Como eles tem que estudar para as provas e fabricar grampos caseiros, Duncan e Isadora se oferecem para ajudá-los fazendo se passar por eles (e Sunny sendo um saco de farinha), enquanto estivessem fazendo os exercícios de D.O.R..

Durante toda noite Klaus estuda para o exame da sra. Bass e resume os textos do sr. Remora para Violet, enquanto Violet fabrica grampos e Sunny mantém os caranguejos do barraco afastados.

Pela manhã, o vice-diretor Nero, o sr. Remora e sra. Bass aparecem no Barraco dos Órfãos e fazem o exame. Os Baudelaire acertam todas as questões dos dois professores, para o completo espanto do vice-diretor Nero.

O treinador Genghis chega no Barraco dos Órfãos e devolve a fita de Violet e os óculos de Klaus e fala que os trigêmeos Duncan e Isadora estão com dois amigos dele na cantina (as duas pessoas com máscaras de ferro, que revelaram-se sendo as mulheres de cara branca). O sr. Poe chega, mas o treinador Genghis consegue fugir. Violet e Sunny tiram o disfarce dele, revelando Olaf para todos, e Klaus chega até o carro onde estão Duncan e Isadora. Os trigêmeos jogam o livro de lugar-comum para Klaus, a tempo apenas de gritar "C.S.C." para os Baudelaire. Olaf chega ao carro, joga Klaus no chão e pega os cadernos.

Personagens Editar

Personagens introduzidos Editar

Personagens reaparecendo Editar

Carta ao leitor Editar

A carta de Lemony Snicket ao leitor, na parte de trás do livro, é a seguinte:

Caro Leitor,
Se você está em busca de uma história sobre jovens animados que se divertem a valer num internato, bateu na porta errada. Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são inteligentes e engenhosos, e você talvez imagine que eles se sairiam muito bem no colégio. Mas não foi o caso. Para os Baudelaire, o colégio veio a ser mais um desastroso episódio em suas vidas infelizes. Para dizer a verdade, nos capítulos que constituem esta história pavorosa, eles enfrentam caranguejos que mordem, exames hiper-rigorosos, castigos duríssimos, fungos gotejantes, recitais de violinos, exercícios de D.O.R. e o sistema métrico.
É minha solene obrigação passar a noite inteira pesquisando e escrevendo a história dessas três crianças desgraçadas. Quanto a você, entretanto, nada impede que se entregue a uma bela noite de sono tranqüilo. Para conseguir isso, eu sugeriria: escolha um outro livro.
Respeitosamente,
Assinatura.gif
Lemony Snicket

Dedicação à Beatrice Editar

Para Beatrice —
Você estará sempre no meu coração,
na minha memória
e no seu túmulo.

Prenúncio Editar

Imagem final Editar

Na imagem final de Inferno no Colégio Interno, é possível ver Duncan e Isadora Quagmire acenando freneticamente de dentro do carro de Olaf. No pára-choque do carro, a placa é o desenho de um salmão, dando uma pista do restaurante do próximo livro: O Elevador Ersatz.

Imagem final de Inferno no Colégio Interno.jpg

Carta ao editor Editar

A carta de Lemony Snicket ao editor, no final do livro, é a seguinte:

Ao Meu Amável Editor,
Por favor, desculpe o papel de cartas com essa ornamentação ridícula. Escrevo-lhe da Dark Avenue 667, e este é o único papel disponível nas redondezas. Minha investigação sobre a estada dos órfãos Baudelaire neste lugar rico e deplorável está finalmente concluída — só rezo para que o manuscrito chegue até você.
Não na próxima terça-feira, mas na outra, compre uma passagem de primeira classe, só de ida, no penúltimo trem que sai da cidade. Em vez de embarcar, espere ele partir e procure nos trilhos o relato completo da minha próxima investigação. Você encontrará também uma das gravatas de Jerome, uma pequena foto de Veblen Hall, uma garrafa de parsley soda e o capote do porteiro para que o sr. Helquist possa ilustrar adequadamente este terrível capítulo na vida dos Baudelaire.
Lembre-se, o senhor é minha última esperança de que as histórias dos órfãos Baudelaire sejam finalmente contadas ao grande público.
Respeitosamente,
Assinatura.gif
Lemony Snicket

Curiosidades Editar

  • O vice-diretor Nero é provavelmente uma referência a Nero, imperador romano cujo reinado é frequentemente associado à tirania e à ganância. Imperador Nero supostamente ficou tocando violino enquanto Roma ardia. Nero também era famoso por ter forçado muitos de seus súditos a sentarem-se para verem longas peças teatrais criadas e executadas por ele próprio, o que se reflete nos concertos terríveis de violino do vice-diretor.
  • Os nomes de Isadora e Duncan Quagmire são uma referência a Isadora Duncan, bailarina considerada a inventora da dança moderna americana.
  • Sra. Bass e sr. Remora, assim como a ex-professora de ginástica srta. Tench, compartilham seus nomes com tipos de peixes: "black bass", "remôra" e "tench", respectivamente.
  • Treinador Genghis compartilha seu nome com Genghis Khan, um imperador.
  • A escola Prufrock pode ser uma referência a "The Love Song of J. Alfred Prufrock", um poema de T. S. Eliot.
  • Quando Isadora menciona que ela escreve poesias, Sunny fala "Safo!", que é o nome de uma poetisa grega, Sappho.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória